sábado, 28 de agosto de 2010

Teoria 6: Poço dos Desejos.

Acho que todos conhecemos aquela tradiçao de atirar uma moeda a um lago, poço, etc, a fim de pedir um desejo.

Bem, no outro dia fui a Fátima e avistei lá isso...

(Photo by GG)
(pode nao se ver muito bem, mas ali tinha muitas moedas das pretas...)

...e lembrei me da seguinte questão "Porque é que as pessoas atiram dinheiro para pedir um desejo?"

Será isso um suborno? 
Atirar dinheiro na espectativa de comprar o desejo?
É um suborno se encararmos a moeda como dinheiro...

Mas podemos encará-la como um simbolo de.. algo importante para nós e que estamos a dar em troca de um desejo. Algo que represente o nosso trabalho. Um pacto. Uma oferta de agradecimento.

Embora uma outra questão me perturbe é que se atiram uma moeda como simbolo de agradecimento, troca, etc, porque atiram sempre a menos valiosa?
Eu vejo sempre só moedas pretas lá no fundo... Nao deviam atirar uma maior ?  Ao atirar a menos valiosa parece um acto de ganância e avareza...
Dizem que atiram a menor porque têm receio que alguem va depois roubar as moedas.
Mas que importa isso?
Estariam a roubar a quem tivessem pedido o desejo, nao a quem deu a moeda. Pois a moeda já tinha sido dada, de qualqer forma.

Tenho um amigo meu que já me disse "atirei a moeda mais porca que tinha".
Será isso correcto ?

Entao concluí que tudo depende da pessoa e da sua intençao.
À moedas que podem ser atiradas por tentativa de suborno, por querer dar algo em troca, por imitar os outros, ou até mesmo para dar aquilo que nao nos custa nada dar, como o caso do meu amigo forreta e badalhoco, nao é Jaks?  xD

Sem comentários:

Enviar um comentário